Tomou posse, nesta sexta-feira (10), a nova diretoria da Movimenta Pantanal

Foi realizada na sede do Memorial do Homem Pantaneiro, em Corumbá/MS, nesta sexta-feira (10), a posse da nova diretoria da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal para o triênio 2023-2026. Como presidente, Ângelo Rabelo, que também preside o Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

“Temos o importante papel de pensar no Desenvolvimento sustentável, aqui na Movimenta Pantanal temos Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, e os outros municípios pantaneiros reunidos, com empresas, órgãos públicos e entidades, para se trabalhar juntos, seja no turismo, na pecuária, no serviço. Temos que pensar que é preciso agora aplicar o olhar para ser sustentável e enfrentar as adversidades que se apresentam com o clima”, frisa Rabelo.

A Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal, é uma organização civil organizada, sem fins lucrativos, uma plataforma que reúne líderes do Pantanal, com objetivo de favorecer a formação de uma rede de cooperação regional, facilitando a prospecção de parceiros para melhorar a econômica local. Articula estratégias de desenvolvimento sustentável e qualificado para a região Pantaneira, com ações definidas em eixos estratégicos considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos, éticos, culturais e territoriais.

Atualmente, com mais de 100 membros, de MS, trabalha com setor privado, setor público e terceiro setor com articulação de estratégias que levem ao reconhecimento da singularidade do bioma pantanal como valor cultural, social, econômico e ecológico para a humanidade. A Movimenta Pantanal conta com apoio do Programa Corredor Azul da Wetlands International, com intuito de auxiliar na compilação e divulgação de conhecimentos chave a respeito dos valores, oportunidades e ameaças relacionados ao Pantanal, as quais servirão de base para melhorias no manejo e conectividade das áreas úmidas.

Também teve fala no evento, representando a Wetlands International, Maria Fernanda Arnaldi, assessora de econegócios para o Pantanal. “Neste evento tivemos o lançamento de um documento importante que mostra caminhos para os negócios do Pantanal buscarem a sustentabilidade e se tornarem econegócios. É uma prática que envolve ações contínuas, e que trazem benefícios para as empresas e a conservação do Pantanal”, conta.

A publicação “Diretrizes de Gestão para Econegócios no Pantanal”, foi desenvolvida pela Wetlands International e a Movimenta Pantanal, em parceria com outras organizações e apresenta informações sobre critérios ambientais que devem ser tomados em consideração por empreendedores que desejam incorporar práticas responsáveis para a conservação das áreas úmidas no Pantanal.

O arquivo está disponível para ser baixado em: https://lac.wetlands.org/download/13399/?tmstv=1699502543

Conheça a nova diretoria da Movimenta Pantanal

Presidente – Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP)
Vice-presidente – Alan Eduardo Striquer, vice-presidente do Kolpin Frei Tomas
1º Secretário – Leonardo Gomes, diretor executivo da SOS Pantanal
2º Secretária – Marcia Gonzaga Rocha, consultora do Sebrae/MS
1º Tesoureira – Izabel Coelho Lima, Hotel Fazenda Baia das Pedras
2º Tesoureiro – Luciano Leite, secretário do Sindicato Rural de Corumbá
Conselheira Fiscal – Áurea da Silva Garcia, diretora geral da Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil
Conselheira Fiscal – Adriana Caravassilakis, Prefeitura de Aquidauana
Conselheiro Fiscal – Eduardo Cruzetta, presidente da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO)
1º Suplente Conselho Fiscal – Felipe Dias, diretor científico da SOS Pantanal
2º Suplente Conselho Fiscal – Denise Silva, presidente IPEDI e criadora projeto Bruaca

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Keep Updated to our News and Blog