Felinos Pantaneiros

Executado pelo Instituto Homem Pantaneiro, com o apoio da Rede Amolar e da Fundação Panthera, tem como objetivo principal propor e executar ações de manejo que visem minimizar problemas causados pela predação de gado por grandes felinos, e predação de lavoura por porcos silvestres, assegurando melhores práticas e referência na harmonia entre produção e conservação. Além da avaliação de estratégias anti-predação do rebanho bovino, o projeto estima e avalia, utilizando câmeras-trap, aspectos ecológicos dos grandes felinos pantaneiros. Atua desde 2016, na Rede Amolar e na fazenda BrPec, localizada na região de Miranda-MS. 

Como forma de disseminar o conhecimento científico com uma linguagem mais acessível para a população, o projeto realiza atividades de educação ambiental não formal em escolas rurais, propriedades rurais, comunidades ribeirinhas e na cidade de Corumbá-MS, aproximadamente 6000 pessoas entre adultos e crianças já foram sensibilizadas por estas atividades. A manutenção das populações dos felinos pantaneiros e consequentemente do Pantanal está diretamente ligada à disseminação de conhecimento, com o objetivo de formar indivíduos que sejam conscientes da importância de conservar o planeta em que vivemos.

Objetivos específicos nas propriedades privadas:

  1.   Identificar/mapear áreas com maior predisposição de ataques das onças pintadas e pardas ao rebanho bovino. 
  2.   Identificar e monitorar os felinos que fazem uso da área das fazendas.
  3.   Implementar ações para diminuir os ataques das onças-pintadas e pardas ao rebanho bovino. 
  4.   Avaliar a eficácia da cerca elétrica como estratégia anti-predação de rebanho bovino, por onça-pintada e onça-parda .
  5.   Avaliar a eficácia da cerca elétrica como estratégia anti-predação de lavoura por pecarídeos silvestres do Pantanal.
  6.   Implementar ações de educação ambiental voltadas para conscientização dos funcionários de propriedades rurais, moradores ribeirinhos e população de Corumbá- MS. 

 

Objetivos específicos na Serra do Amolar:

  1.   Estimar a densidade populacional de onças-pintadas e onças-pardas na área de estudo. Espera-se que a densidade de onças seja maior do que em outras áreas do Pantanal, devido ao status de conservação do mosaico de áreas da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar.
  2.   Identificar as áreas de uso das onças-pintadas e onças-pardas na área de estudo.  Espera-se que as onças apresentem áreas de vida menores do que descrito na literatura para áreas de Pantanal, devido a densidade a elevada densidade de onças na região 
  3.   Identificar o padrão de atividade das onças-pintadas e onças-pardas na área de estudo.  Espera-se que as espécies apresentem padrão de atividade catemeral na região, baseados em registros anteriores. 
  4.   Identificar as espécies de ectoparasitas dos felinos monitorados pelo projeto, como indicadores da condição sanitária das espécies.
  5. Avaliar a efetividade do mosaico de áreas protegidas (Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar) quanto a conectividade e efetividade para proteção dos grandes felinos pantaneiros.