Amolar Experience

A importância dos valores naturais, paisagísticos e culturais da região da Serra do Amolar e seu entorno e a crescente procura e uso daquela região para atividades de recreio e lazer em contato direto com a natureza e com a cultura local a tornaram um destino turístico do Pantanal de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul.

Tendo o IHP o conhecimento desta região, através de seus projetos ambientais desenvolvidos nas áreas e estruturas físicas das RPPNs Acurizal e Engenheiro Eliezer Batista e outras unidades ambientais do entorno, o diálogo com a comunidade local (interagindo com atores e cultura local) e a relação com trade turístico do Pantanal estimularam o Instituto do Homem Pantaneiro (IHP), através do pilar de atuação de Turismo, a criar o Programa de turismo de experiência: Amolar Experience.

O Programa Amolar Experience nasce então do acreditar do IHP no turismo de experiência como uma ferramenta que propicia a Conservação da Natureza, pois integra os aspectos da Sustentabilidade Ambiental, mantendo as bases Econômica, Social e Ambiental, simultaneamente fortalecidas.

O Programa tem como principal objetivo a promoção e produção de experiências turísticas inovadoras e sustentáveis na Serra do Amolar e seu entorno, acolhendo com segurança e qualidade a todos (as) viajantes que desejam se conectar à esta região pantaneira. Uma nova forma de fazer turismo, onde existe interação real com o espaço visitado, mesmo que não seja o ideal, gerando aprendizados significativos e memoráveis. 

As experiências do programa ocorrem a partir das áreas da RPPN Acurizal e a RPPN Eliezer Batista nas quais as únicas atividades permitidas são pesquisa, educação ambiental e ecoturismo, ambos os núcleos oferecem unidades de hospedagem ao estilo lodge e acesso a trilhas, morros, mirantes, baías, corixos, e toda biodiversidade contida em suas áreas protegidas e plenamente conservadas. Além da atuação nestas áreas o Amolar Experience também possibilita experiências turísticas em outras unidades ambientais e em áreas naturais não declaradas unidades de conservação, como por exemplo: visita ao PARNA – Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, experiência nas áreas que ocorrem as águas cristalinas do Pantanal, até as Comunidades locais: Amolar e Barra do São Lourenço. 

Os investimentos gerados pelas experiências turísticas praticadas pelo Programa Amolar Experience são revertidos para as atividades de proteção e conservação dessas áreas e para os agentes locais que participam das experiências produzidas pelo programa.

Com o Amolar Experience queremos mostrar que o turismo nesta região do Pantanal não se resume à observação de uma ave ou a uma simples caminhada em meio ao mato. É uma relação com o meio. É uma partilha com as pessoas. É um equilíbrio de trocas entre o visitante, o bioma e a comunidade local. Queremos dar a conhecer a genuína beleza da região da Serra do Amolar que pulsa dentro do riquíssimo patrimônio natural da humanidade e reserva da biosfera: o Pantanal.

1 - Amolar Travel Designer

O Amolar Travel Designer é uma prestação de serviço do programa Amolar Experience, para os viajantes e empresas que desejarem investir em itinerários de viagens autênticas e únicas na Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá (MS).

Não possuímos um catálogo, não temos  itinerários preestabelecidos, e também não revendemos os programas desenvolvidos. Portanto, não estamos no escopo de agência de viagens ou operadora de turismo. Trabalhamos apenas com programação ad hoc ou sob medida. Nossa equipe de profissionais formata o produto com as melhores experiências a fazer e de como fazer no destino.

Sendo assim, através do Amolar Experience Travel Designer, planejamos e organizamos programas de viagem, dentro do conceito de turismo de experiência, na Serra do Amolar no Pantanal e entorno, utilizando como base de hospedagem e apoio às estruturas das RPPN’s Eliezer Batista e Acurizal, com base nas necessidades e interesses de cada cliente, disponibilizando ao viajante ou empresa um programa singular.

2 - Comitiva Amolar

Potencializando a riqueza de conhecimento dos projetos ambientais do Instituto Homem Pantaneiro: Felinos Pantaneiros e Monitoramento Amolar, na região da Serra do Amolar, com a possibilidade de observação segura e didática da fauna, flora e geografia pantaneira, criamos as Comitivas Amolar Experience que são viagens junto com os projetos ambientais do IHP. 

Além de conhecer o trabalho dos projetos e compreender melhor a natureza pantaneira, o visitante acessa lugares e paisagens incríveis do Pantanal que somente com uma de nossas Comitivas se tem a oportunidade de conhecer. As saídas são regulares, com duração de 4 dias e 3 noites, em grupos de no máximo 8 viajantes.

3 - Trilhas da Serra do Amolar

A Serra do Amolar reserva grandes emoções pela beleza de um lugar inalterado, com um dos maiores percentuais de biodiversidade do bioma Pantanal. Esta morraria em arenito se estende por 80 quilômetros na planície pantaneira, entre Corumbá (MS), Cáceres (MT) e a fronteira com a Bolívia, com caminhos que nos levam a visuais esplêndidos, um destino perfeito para os amantes de longas caminhadas e da aventura.

Por esses atributos o programa Amolar Experience desenvolveu um leque de trilhas de curta e longa distância, de 800 metros a 40km, em um corredor ecológico entre a RPPN Novos Dourados, ao sul, até a RPPN a Acurizal, ao norte. Basta o visitante entrar em contato com o programa, escolher a trilha e caminhar conosco entre desfiladeiros, cachoeiras, comunidades e uma visão inesquecível da planície pantaneira.

Os viajantes e empresas podem acessar os Serviços & Produtos do Programa Amolar Experience pelo contato:

E-mail: reservas@amolarexperience.com.br

Whatsapp: + 55 (11) 2638-6069