Memorial do Homem Pantaneiro

O Memorial do Homem Pantaneiro é um programa permanente do IHP, funciona como centro cultural, com reconhecimento de Ponto de Memória pelo IBRAM (2023), e promove a cultura rural pantaneira, seus costumes, tradições e jeito de ser em um trabalho alinhado à importância da conservação do Pantanal.

Conheça esse mundo único das pantaneiras e pantaneiros por meio de uma narrativa poética com comentários de Manoel de Barros, reflexões de Guimarães Rosa, pontuados com contos de Abílio de Barros. 

O Memorial pode ser visitado no edifício Casa Vasquez & Filhos, que fica ao lado da sede do IHP, em Corumbá (MS), no Porto Geral.

A Casa Vasquez & Filhos é um modelo de ocupação de espaços tombados como Patrimônio Histórico Nacional. A construção do prédio foi iniciada em 1814, resistiu à devastação da Guerra do Paraguai (1864-1870) e a conclusão ocorreu em 1898.  O construtor foi o italiano Martinho Santa Lucci. A inauguração do prédio ocorreu em 1900 pela família Vasquez.

O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e recuperado pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura.

Em 2024, o Memorial do Homem Pantaneiro passa por remodelação do espaço físico com implantação de acessibilidade, nova cenografia, criação de espaço dedicado à mulher pantaneira. Essa obra é apoiada com recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Governo Federal. São parceiros nessa nova etapa Ambiental MS Pantanal/AegeaISA CTEEPHinove e Fort Atacadista (Grupo Pereira).

O prédio está temporariamente fechado para as intervenções e volta a funcionar no segundo semestre de 2024.

Para contato: faleconosco@institutohomempantaneiro.org.br

No Instagram: @memorialdohomempantaneiro

Endereço: Ladeira José Bonifácio, 171, ao Lado do IHP, Porto Geral de Corumbá (MS)