Estratégias para Conservação da Natureza

A capacitação “Estratégias para a Conservação da Natureza” (CECN) surgiu em 1992 a partir da experiência adquirida pelo Coronel Ângelo Rabelo. Após trabalhar durante dez anos no combate repressivo aos coureiros de jacarés e traficantes de animais silvestres no Pantanal sul-mato-grossense, Rabelo percebeu a necessidade de capacitar os militares ambientais efetivos para uma atuação preventiva com base em conhecimentos técnico-científicos.

Em 2005, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) passou a oferecer o CECN como parte de seus projetos no município de Corumbá. Desde 1992, foram realizadas 14 edições, capacitando mais de 600 policiais militares ambientais de todo o Brasil.  

Atualmente, existem mais de dez mil policiais militares ambientais (PMs Ambientais) no Brasil, distribuídos por todas as regiões geográficas e principais biomas. Esses profissionais têm alcançado resultados expressivos em questões como o controle e redução do desmatamento, atuando com base no tripé: educação, prevenção e repressão. Entretanto, como parte significativa dos recursos financeiros que mantêm esse trabalho advém de convênios com órgãos federais e estaduais e são baseados no repasse de parte das multas aplicadas às unidades de policiamento ambiental são levadas a agir de forma repressiva, sendo pautadas mais na visão legislativa do que na técnico-ambiental. Tal situação representa uma contradição quando consideradas as possibilidades e o potencial das PMs Ambientais em relação às ações de prevenção e de educação ambiental. Ademais, ainda é pouco reconhecido o apoio que as PMs Ambientais podem prestar às atividades de ensino, pesquisa e extensão, considerando o seu acesso às regiões mais remotas e o contato diário com cidadãos durante ações de fiscalização.

Em 2021, foi transformado em pós-graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).  A especialização, então, é promovida pelo Campus Corumbá, em parceria com o IHP. 

O objetivo do curso é formar especialistas em estratégias para conservação e proteção da natureza, capacitados para analisar e intervir no território nacional de forma conjunta com diferentes atores e organizações, promovendo uma gestão integrada da biodiversidade, com base nos conhecimentos científicos e legais sobre a educação ambiental. 

As aulas, predominantemente a distância, são realizadas em regime modular, com cinco módulos no total, a duração do curso será de 18 meses. Entre os temas a serem abordados durante o cumprimento dos módulos estarão:

  • Ecologia básica;
  • Biologia da conservação;
  • Fundamentos e práticas em educação ambiental;
  • Gestão e manejo de áreas protegidas;
  • Histórico das políticas ambientais no Brasil;
  • Legislação ambiental aplicada ao policiamento ambiental;
  • Planejamento, manejo e gestão de bacias hidrográficas;
  • Alternativas para a gestão de recursos hídricos;
  • Sistemas de informações geográficas;
  • Geotecnologias aplicadas ao meio ambiente.

A pós-graduação prevê, ainda, conteúdos voltados à metodologia de ensino a distância, metodologia científica e tópicos especiais – em formato híbrido, composto por simpósio, workshop, mesa-redonda e curso de campo, com a participação de profissionais convidados – além da realização de trabalho de conclusão de curso (TCC). A carga horária total, entre atividades a distância, presenciais e produção do TCC, é de 460 horas. Mais informações estão disponíveis na página do curso.