Programa de Capacitação Técnica em Desastres está com inscrições abertas

Iniciativa tem como objetivo habilitar profissionais para atuação direta de resgate de fauna silvestre e assistencialismo de animais vítimas de desastres ambientais

A Proteção Animal Mundial, em parceria com Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Universidade Católica Dom Bosco e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul, abre as inscrições para a Capacitação Técnica em Desastres. O programa tem como objetivo habilitar biólogos, médicos-veterinários e voluntários na atuação direta de resgate de fauna silvestre e assistencialismo de animais vítimas de desastres ambientais.

“Estamos comprometidos em ampliar a capacidade de resposta a desastres, fortalecendo a rede de especialistas e voluntários preparados para enfrentar os desafios de proteção à fauna e ao meio ambiente. Neste momento crítico, com eventos extremos e as queimadas no Norte e Centro Oeste, nossa iniciativa ganha uma relevância ainda maior”, afirma Renata Nitta, Head de Campanhas da Proteção Animal Mundial.

A atuação estratégica e bem coordenada desempenha um papel fundamental na eficácia dos esforços de resgate e na segurança dos profissionais envolvidos. O Pantanal, foco principal do treinamento, é um bioma que tem sofrido com secas severas e incêndios florestais. A Capacitação Técnica em Desastres é uma ferramenta crucial para a proteção não apenas da fauna silvestre, mas também desse ecossistema único.

Em 2020, o bioma pantaneiro enfrentou um dos piores desastres ambientais em mais de um século com incêndios devastadores. Por conta desse desastre, quase 17 milhões de animais morreram, conforme estudo publicado na revista Scientific Reports. Por conta desse histórico tão recente, o presidente do IHP, Ângelo Rabelo, aponta a necessidade de ter profissionais preparados para crises. “Vimos uma tragédia sem precedentes no Pantanal, com uma perda terrível da fauna. Ter profissionais capacitados para atuar em momentos de desastre como o que presenciamos representa uma resposta mais eficaz para podermos lutar por vidas.”

O treinamento será ministrado na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e estará disponível para participantes de todo o território nacional. A inscrição e a conclusão das atividades ocorrerão por meio da plataforma EAD do CRMV-MS Link, proporcionando comodidade de acordo com a disponibilidade de tempo e agenda dos interessados.

As aulas são gravadas e podem ser acessadas conforme a disponibilidade de tempo e agenda do aluno. O programa é composto por introduções dos parceiros envolvidos na iniciativa e 15 módulos de conteúdo. Cada módulo é acompanhado de uma verificação de aprendizado. Os alunos têm até 90 dias para concluir o curso e aqueles com desempenho suficiente recebem certificado (digital) de conclusão ao final.

“Esta parceria é um passo importante para a construção de uma rede de pessoas altamente capacitadas para enfrentar os desafios que nosso país enfrenta em relação à preservação da fauna e da natureza em geral. Estamos animados em apoiar a iniciativa e contribuir para um futuro mais seguro para nossa biodiversidade”, ressalta Thiago Leite Fraga, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul.

Módulos da Capacitação Técnica em Desastres:

  1. Introdução a desastre
  2. Introdução ao resgate técnico de grandes animais
  3. Ética no trabalho em desastres
  4. Triagem a vítimas e níveis de atendimento emergencial
  5. Incêndio florestal – Características do fogo
  6. Biossegurança no desastre
  7. Sobrevivência e salvamento em mata
  8. SIG – Sistema de Informação Geográfica
  9. Organização padrão estratégica
  10. Técnicas e ferramentas de monitoramento
  11. Aporte nutricional básico
  12. Técnicas de contenção de animais de companhia
  13. Técnicas de contenção de animais silvestres
  14. Legislações e licenças ambientais
  15. Cobertura jornalística

Os interessados devem preencher o link de pré-inscrição aqui.

Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) – A Proteção Animal Mundial é a voz global do bem-estar animal, com mais de 70 anos de experiência em campanhas por um mundo no qual os animais vivam livres de crueldade e sofrimento. Temos escritórios em 12 países e desenvolvemos trabalhos em 47 países ao todo. Colaboramos com comunidades locais, com o setor privado, com a sociedade civil e governos para mudar a vida dos animais para melhor.

Nosso objetivo é mudar a maneira como o mundo trabalha para acabar com a crueldade e o sofrimento dos animais selvagens e de produção. Por meio de nossa estratégia global de sistema alimentar, vamos acabar com a pecuária industrial intensiva e criar um sistema alimentar humano e sustentável, que coloca os animais em primeiro lugar.

Ao transformar os sistemas falhos que impulsionam a exploração e a mercantilização, daremos aos animais silvestres o direito a uma vida silvestre. Nosso trabalho para proteger os animais desempenhará um papel vital na solução da emergência climática, da crise de saúde pública e da devastação de habitats naturais.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. 

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Keep Updated to our News and Blog