Policiais Militares Ambientais de todo Brasil finalizaram esta semana a 15ª edição do Curso Estratégias para Conservação da Natureza

Fotos de Bolivar Porto

Na segunda-feira, dia 14 de novembro, mais de 40 participantes do Curso Estratégias para Conservação da Natureza (CECN), de 21 estados brasileiros, desembarcaram em Corumbá de barco hotel que percorreu 240 km do Rio Paraguai até a Serra do Amolar. A viagem que iniciou no dia 07 de novembro, teve importantes nomes da área ambiental e da conservação, com paradas estratégicas para atividades na Trilha Morrinhos, Paraguai Mirim e contemplação da Serra do Amolar.

Nos seus 30 anos de existência, o curso já reuniu cerca de 600 policiais das PMs ambientais de todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Essa edição foi a primeira inclusa na grade como pós-graduação do Instituto Federal de MS (IFMS), sendo coordenação a técnica do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS).

De acordo com o diretor-presidente do IHP, Ângelo Rabelo, o curso traduz uma história de dedicação e compromisso com a proteção do meio ambiente pelas Polícias Militares de todo o Brasil. “O curso consegue estabelecer uma conectividade e amadurecimento dos oficiais que participam do programa, no sentido de construírem estratégias para a proteção dos biomas. Trata-se de uma história de sucesso, marcada pelos resultados na construção de uma política pública de compromisso com a segurança pública ambiental da sociedade”, pontua.

Entre os convidados palestrantes estiveram, Marcos Simanovic, Fernando Fernandez, Reinaldo Francisco Ferreira Lourival, Eduardo de Oliveira, Bolivar Porto, Christian Berlinck, Luanne Lima, Diego Viana, Eduardo Reis Rosa, Fernando Tortato, Heitor Herrera, Laercio de Sousa, Reinaldo Francisco Ferreira Lourival, entre outros

De acordo com Roberto Messias, antigo diretor do IBAMA e atual proprietário da Alpha Ambiental, o curso mostra-se importante porque permite a troca de experiências. “O CECN juntou duas pontas importantes: de um lado as normas, leis, os conceitos e definições que são apresentados com base científica, e por outro lado, aqueles que estão na ponta, que estão onde o fato acontece. Isso certamente é uma contribuição inexorável e melhor não poderia ser para o meio ambiente brasileiro”, pontua.

Para o biólogo, doutor em ecologia, consultor da Wetlands International Brasil, José Sabino, é justamente nesse intercâmbio de conhecimento que está o grande diferencial do curso. “Como existem policiais de diferentes unidades da federação há um enriquecimento nítido, porque gera uma qualidade no aprendizado que certamente marcará a formação deles para sempre”.

A profa. Michele Soares de Lima, Coordenadora da Pós-Graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza IFMS campus Corumbá, explica que a disciplina presencial foi elaborada de forma a promover um encontro entre todos os estudantes para um momento de reflexões, práticas, socializações e troca de saberes. “Essa etapa é essencial para o desenvolvimento dos estudantes que, já embasados pelas disciplinas anteriores no modo online, conseguem aproveitar ao máximo os conhecimentos dos profissionais convidados, reforçando o processo de ensino-aprendizagem”, acredita.

Especialização
Desde o ano passado, o IFMS – câmpus de Corumbá oferece a especialização lato sensu Estratégias para Conservação da Natureza. Oferecido em cinco módulos, o curso é ofertado a distância, com uma disciplina presencial obrigatória. Ao todo, são 18 meses de curso, divididos em uma carga horária de 460 horas, sendo 400h destinadas às aulas e 60h para o desenvolvimento do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). No próximo ano, será aberta nova turma para o curso.

O encontro presencial da turma teve o apoio da Terra Brasilis, IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil, Permian Brasil, Wetlands International Brasil, ISA CTEEP e Polícia Militar.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Keep Updated to our News and Blog