IHP e Mapbiomas promovem oficina para aprimorar ações de Polícias Militares Ambientais

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e o MapBiomas realizaram oficina online voltada para as Polícias Militares Ambientais do Brasil. O foco do treinamento específico foi apresentar a plataforma MapBiomas Alerta. Foram mais de 120 participantes dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará.

O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento de vegetação nativa em todos os biomas brasileiros com imagens de alta resolução. Este sistema está em constante desenvolvimento pela rede colaborativa de co-criadores do MapBiomas contando com sugestões dos órgãos governamentais usuários (ex. MMA, IBAMA, SFB, ICMBio, MPF e TCU) e os provedores de alertas (ex. INPE, IMAZON, Universidade de Maryland, ISA, e outros).

O MapBiomas Alerta publica toda e qualquer perda de vegetação nativa detectada pelos sistemas provedores de alertas e validada em imagens de satélite de alta resolução. Essa plataforma não realiza avaliação sobre legalidade, responsabilidade e/ou restrição acerca dos alertas de desmatamento validados e publicados, por isso cabe aos órgãos públicos competentes avaliar as informações, bem como saber utilizar a plataforma.

O MapBiomas divulga que não se responsabiliza pelas decisões tomadas por esses órgãos e instituições com base nos alertas publicados, pois estes contêm dados objetivos e concretos sobre a existência de desmatamento (perda de vegetação nativa).

A oficina gratuita foi realizada no dia 4 de outubro, entre 9h e 10h30, e contou com a apresentação do presidente do IHP, Coronel Ângelo Rabelo. Equipe do MapBiomas atuou com as palestras técnicas sobre a plataforma. Esse mesmo trabalho de orientação técnica aconteceu no primeiro semestre de 2023, em 4 de abril.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. 

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Sobre o MapBiomas

É rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia. O grupo produz mapeamento anual da cobertura e uso da terra e monitormamento da superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente com dados a partir de 1985. Há também a validação e elaboração de relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019, por meio do MapBiomas Alerta. O propósito é revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Keep Updated to our News and Blog