Atualização sobre o fogo no Pantanal – 24/11/2023

Tem mais chuva em diferentes regiões do Pantanal neste dia 24/11, o que gerou um impacto direto nos focos que ainda persistiam neste dia 23/11, entre o Paiaguás e região de corredor de biodiversidade na Serra do Amolar. Os dados da Sala de Situação do Imasul deste dia 24/11 apontaram um acumulado de mais de 240 mm de chuva nas últimas 24h em áreas como norte do Estado, Aquidauna, Miranda, Porto Murtinho.

O volume de chuva está ajudando, mas ainda está longe do que já ocorreu. Como comparação, a média histórica para novembro é de mais de 500 mm de chuva. A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo IHP, manteve combate a chamas até este dia 23/11 no Paiaguás e presenciou a chuva na manhã deste dia 24/11.

Por conta do cenário de incêndio recente, a equipe ainda realiza mais um monitoramento do fogo que estava no Paiaguás neste dia 25/11 para garantir procedimento de segurança na área.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) também autou no combate junto com a Brigada Alto Pantanal.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Keep Updated to our News and Blog