Ação de limpeza entre IHP e parceiros nos rios da Prata e Miranda retira cerca de 700 kg de lixo

O IHP, por meio do programa Cabeceiras do Pantanal, atuou em conjunto com o Instituto Guarda Mirim Ambiental de Jardim (IGMA) e teve apoio da Polícia Militar Ambiental para fazer limpeza em dois importantes rios que causam influência direta no Pantanal. A atividade foi realizada no rio da Prata, entre Jardim e Bonito, e no rio Miranda, na região entre Jardim e Guia Lopes da Laguna, entre os dias 21 e 22 de março. A mobilização foi feita dentro também de uma programação feita por conta do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Além do trabalho de limpeza dos rios, houve também palestra sobre a importância da conservação de nascentes e que envolveu 120 crianças que vivem em Jardim. O biólogo no IHP, Sérgio Barreto, foi quem atuou diretamente na atividade de sensibilização ambiental e acompanhamento da limpeza dos dois rios.

“Tivemos equipes divididas para atuar nessa limpeza e houve o engajamento de mais de uma centena de jovens para que eles pudessem ter contato com a importância de se conservar nascentes e rios. Todo os 700 kg de lixo que foram retirados dos rios vão ser separados para haver a correta destinação. Encontramos latas, vidros, fios, peças automotivas, madeira. Essa foi uma campanha que começou com uma palestra, depois fomos para o rio da Prata, depois o rio Miranda”, explicou Sérgio Barreto.

Como houve a visita dos jovens na região de início do curso do rio Miranda, o biólogo ainda detalhou na educação ambiental como diferentes medidas estão favorecendo para a redução do nível de água do local, bem como o seu assoreamento. “Pelo programa Cabeceiras do Pantanal, nós no IHP temos recebido os relatos e observado a partir de monitoramentos a perda de profundidade que o rio Miranda vem sofrendo. Esse rio é um dos importantes tributários do rio Paraguai. As crianças puderem ver os bancos de areia que foram formados, falta de mata ciliar. Locais onde o nível do rio já foi de 2 metros e hoje está em centímetros.”

O coordenador do IGMA. Nisroque da Silva Soares, explicou que os sinais de problema no rio Miranda são encontrados próximo de local de captação de água para abastecimento de Jardim. “Na praia Marli, perto da estação de captação de água, onde já houve uma área grande de banho para moradores de Jardim e região, era fundo e banhistas chegavam a usar árvores para poder pular no rio. Hoje em dia, você consegue atravessar a pé de uma margem para outra. O nível da água está na canela.”

Durante toda esta semana que envolve o Dia Mundial da Água, as crianças do projeto Cuidar é Preciso ainda participaram de plantio de mudas às margens do rio Miranda, têm roda de conversa com a Polícia Militar Ambiental e plantio no córrego urbano Imbaúba. Também apoiaram a iniciativa Amigos do Prata, Vida ao Prata, Recanto Ecológico Rio da Prata, Ecopark, Santuário do Prata.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Keep Updated to our News and Blog