Projeto do IHP para brigada ambiental no Pantanal fica em 2º lugar nas Emendas Participativas

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) agradece a todos os 3.431 votos recebidos na campanha que foi feita para participar da Emenda Participativa, promovida pela deputada federal Camila Jara (PT-MS). O projeto proposto pelo Instituto terminou em segundo lugar e não foi selecionado para receber recursos neste momento. Somente o projeto mais votado na opção popular ia receber o apoio nesta etapa.

Nesse edital, o IHP inscreveu o projeto Rede Sócio Integrada para Prevenção, Combate ao Fogo e Restauração Ecológica frente às Mudanças Climáticas no Pantanal. A proposta é para manter em funcionamento a brigada ambiental do IHP, a Brigada Alto Pantanal, nas ações ao longo de todo o ano.

No totoal, o Instituto recebeu 16,27% dos votos realizados. “Não conseguimos ser selecionados nesta etapa, mas vamos continuar buscando recursos por meio de outras iniciativas para ainda garantir a manutenção do trabalho da brigada ambiental para promover restauração, ações de prevenção, educação ambiental e, se for preciso, o combate aos incêndios no Pantanal”, comenta a secretaria executiva do IHP, Yanna Fernanda.

Nessa proposta de emenda da deputada federal Camila Jara ainda há uma segunda chance e o IHP vai participar de uma ampla concorrência com novo prazo, agora em 24 de março de 2025.

Quem foi mais votado nessa Emenda Participativa foi o Instituto de Proteção Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDPAMS), de Campo Grande. A organização vai atuar na castração de animais em situação de rua. A organização recebeu 4.020 votos, 19,06% do total.

O trabalho da brigada ambiental do IHP envolve:

construção de um viveiro na comunidade do Paraguai Mirim,

realização de treinamento com mulheres da comunidade para coleta de sementes e também a realização do plantio com o objetivo de ampliar as atividades de recuperação do Pantanal,

ações de prevenção de incêndios florestais no Alto Pantanal.

A Brigada Alto Pantanal é um programa de brigada ambiental permanente, gerido pelo Instituto Homem Pantaneiro, que atua na conservação, recuperação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Pantanal.

O foco desse programa é garantir a existência de uma brigada ambiental, pois, além de atuar no combate a incêndios florestais, a equipe desenvolve uma série de ações ambientais na região da Serra do Amolar, local em que o IHP ainda mantém a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede Amolar).

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.