Programação cultural e de conservação busca valorizar Pantanal nos 23 anos do IHP

O IHP completa, neste dia 30 de março, seus 23 anos de fundação em Corumbá (MS) e a equipe desenvolveu uma programação cultural e de conservação com diferentes parceiros para buscar valorizar o Pantanal e alertar sobre a necessidade de ações emergenciais para mitigação das mudanças climáticas.

Entre os dias 27 e 30 de março, as atividades vão acontecer no Memorial Homem Pantaneiro (Ladeira José Bonifácio, 172, Porto Geral), no Centro de Convenções do Pantanal (Porto Geral de Corumbá) e na CEMEI Miriam Mendes.

São parceiros nas atividades a Escola Sesi Franca, com a equipe de robótica TupiTech; a Prefeitura de Corumbá, com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Fundação de Turismo do Pantanal e a Secretaria Municipal de Educação, além da Documenta Pantanal e Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. O Memorial Homem Pantaneiro tem sua nova exposição permanente por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e teve como apoio a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, autarquia do governo do Estado; e parceria do Instituto Aegea/Ambiental MS Pantanal, ISA ENERGIA BRASIL, Hinove e Fort Atacadista.

O fundador e diretor presidente do IHP, Angelo Rabelo, destaca que o trabalho do Instituto busca ser inovador para dar apoio à conservação do Pantanal. “Temos diante de nós grandes desafios para a recuperação e conservação do Pantanal. Precisamos garantir a valorização dos conhecimentos das pantaneiras e dos pantaneiros, que vêm garantindo a proteção do Pantanal ao longo de séculos. Também temos que incluir a tecnologia para garantir a conservação desse valoroso território.”

Todas as atividades realizadas no Memorial Homem Pantaneiro e no Centro de Convenções de Corumbá podem ser visitadas pelo público em geral, com entrada gratuita.

Veja a programação

27/03 (QUINTA-FEIRA) – PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE E NECESSIDADE DE PLANTIO PARA RESTAURAÇÃO DO PANTANAL
Escola do Sesi Corumbá – equipe oficial de robótica TupiTech
Horário: 08h00 às 11h00.
Local: Memorial Homem Pantaneiro e CEMEI Miriam Mendes (bairro Guató)

28/03 (SEXTA-FEIRA) – PAINEL COMEMORATIVO 23 ANOS IHP – FEIRA CIENTÍFICA DE CONHECIMENTO SOBRE O TRABALHO DE MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Escolas municipais Cyríaco de Toledo, Tilma Fernandes Veiga e Luiz Feitosa, Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Horários: 08h00 às 11h00 • 13h30 às 16h30
Local: Memorial Homem Pantaneiro e Centro de Convenções do Pantanal.

29/03 (SÁBADO) – CINE PANTANAL COM EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS “JAGUARETÊ-AVÁ” (Lawrence Wahba) E “PANTANAL: PARAÍSO RESTAURÁVEL – ASSOREAMENTO” (Sandro Kakabadze).
Horários: 08h00 às 11h00 • 15h30 às 17h00
Local: Memorial Homem Pantaneiro.

30/03 (DOMINGO) – IHP 23 ANOS – QUEBRA TORTO COM ELAS!. – ESPAÇO PARA DISCUSSÃO E VALORIZAÇÃO DA MULHER PANTANEIRA
Mulheres que são líderes no Pantanal em diferentes setores terão um evento exclusivo para debater e gerar conhecimento sobre a valorização da mulher pantaneira.
Horários: 09h00 às 11h00
Local: Memorial Homem Pantaneiro

Créditos de biodiversidade

Para começar as atividades alusivas ao aniversário do IHP, houve o lançamento da emissão de créditos de biodiversidade, em evento realizado pelo governo de Mato Grosso do Sul, via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 21/3, em Campo Grande, com a presença do governador Eduardo Riedel, além do titular da Semadesc, Jaime Verruck, o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, além de Lucas Galvan (coordenador técnico da Famasul), Cláudio Mendonça (superintendente do Sebrae/MS), Robson Del Casale (diretor de sustentabilidade da Fiems), além do sócio-diretor da Vert Ecotech (Fazenda Cristal), Milton Insuela Jr..

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.