O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) participa de um dos maiores encontros sobre conservação do Brasil, que acontece entre 26 a 28 de setembro de 2025, em Águas de São Pedro (SP). O ConservAção Brasil, que é gratuito e aberto ao público, é um dos eventos oficiais do movimento “São Paulo pelo Clima”, promovido pela Prefeitura de São Paulo e o site oficial do evento é conservacaobrasil.com.br. A doutora em Ecologia e integrante da equipe do IHP, Grasiela Porfírio, está presente no ConservAção Brasil.
A participação do IHP nos debates envolve dois painéis. O primeiro é “Reflorestar e Refaunar: soluções integradas para a restauração do equilíbrio e resiliência dos biomas”, dentro do tema mercado, sustentabilidade e ESG, que acontece neste dia 27/9, das 10h30 às 11h30.
O segundo painel “Carbono, Biodiversidade e Comunidades: Investimentos Climáticos na Prática” vai apresentar, com experiências concretas, como iniciativas de REDD+, sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta (ILPF), restauração de matas ciliares, bioeconomia e soluções baseadas na natureza podem gerar créditos de carbono e biodiversidade — transformando investimentos climáticos em benefícios reais e diretos para comunidades que atuam na conservação e recuperação de ecossistemas, no dia 28/9, das 11h45 às 12h45.
Grasiela Porfírio vai detalhar o trabalho desenvolvido pelo IHP com parceiros no Pantanal, em especial na região da Serra do Amolar, que envolve o monitoramento ambiental, atuação contínua de brigada, com a Brigada Alto Pantanal, para prevenção de incêndios e atividades de recuperação de áreas atingidas pelo fogo, mobilização em educação ambiental em escolas, trabalho conjunto com comunidades e como esses esforços podem ser convertidos para viabilizar projetos de Créditos de Carbono e Créditos de Biodiversidade, ambos obtidos pelo Instituto com certificação, além da promoção do ecoturismo e mobilidade social.
O evento é voltado para famílias, estudantes, professores, gestores públicos, pesquisadores, empreendedores, comunicadores e qualquer pessoa interessada em descobrir seu papel possível na conservação da sociobiodiversidade. O programa Terra da Gente também está presente com exibições especiais e dois painéis: um sobre educação ambiental e outro sobre a observação de aves como ferramenta de conservação. Confira a programação: https://conservacaobrasil.com.br/paineis/
Entre os destaques do evento está também a estreia de um episódio da série “BioTravessia”. Esse trabalho audiovisual mostra cenários do Brasil, inclusive o Pantanal também vai ser retratado em um dos episódios a serem exibidos nacionalmente e durante a COP30, em Belém (PA).
“A ideia é de que ao longo dos três dias, o ConservAção Brasil ocupe parte da cidade com atividades simultâneas, como plenárias temáticas, feira de exposição, oficinas práticas, trilhas, vivências educativas e um festival artístico noturno”, detalha Nondas Okiama, idealizador e um dos organizadores do ConservAção. A proposta é aproximar o tema da conservação do cotidiano, com linguagem acessível e experiências que tocam tanto a razão quanto a emoção.
Alguns dos destaques:
- Plenárias simultâneas com temas como mudanças climáticas, sociobiodiversidade, cidades e meio ambiente, justiça climática, bioeconomia e inovação tecnológica aplicada à conservação;
- Feira de Exposição com projetos, organizações e empresas apresentando soluções, produtos e serviços ligados à conservação e turismo de natureza;
- Oficinas e atividades práticas de observação de aves, trilhas interpretativas, práticas artísticas, vivências para todas as idades e ações de enriquecimento ambiental;
- Programação cultural com música, poesia, audiovisual e teatro, ampliando a conexão afetiva com a natureza.
- Os painéis prometem despertar e mobilizar o público, veja alguns temas:
“Mata Atlântica em chamas” — por que o bioma úmido está queimando e quais os custos para a sociedade?;
“Mulheres na Conservação” — histórias inspiradoras de liderança, ciência e regeneração;
“Ciência Cidadã 4.0” — a tecnologia como aliada do monitoramento participativo da biodiversidade;
“Parques, Pessoas e Biodiversidade” — unidades de conservação como laboratórios vivos e salas de aula a céu aberto.
“Teremos mais de 20 oficinas com a proposta de impactar cerca de 600 crianças ao longo do evento. São atividades socioeducativas e socioambientais, desenvolvidas por profissionais renomados, que permitem às crianças vivenciar práticas transformadoras e levar essa sementinha plantada para dentro de suas casas”, compartilha Nondas.
O ConservAção Brasil
Segundo Nondas Okiama, o Conservação Brasil não é apenas o evento em si, mas sim um grande movimento. “Ele parte da espinha dorsal formada pela biodiversidade e pelas comunidades tradicionais. Também traz a ciência e, nesse encontro entre comunidades e ciência, buscamos tratar o saber tradicional em horizontalidade com a ciência contemporânea, sem que um sobreponha o outro, pois ambos são importantes e necessários para o nosso progresso”, explica Nondas Okiama.
SOBRE O IHP
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e restauração do Pantanal e para a valorização da cultura pantaneira.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.
As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. O IHP também integra o Observatório Pantanal, o Observatório Rodovias Seguras, o GT de Coexistência Humano-Onça, os PANs Ariranha e Onça-pintada, além do Comitê Estadual do Fogo em Mato Grosso do Sul. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/