Jovens com idade entre 18 e 29 anos, que moram em Corumbá ou Ladário, têm a oportunidade de uma formação gratuita para serem condutores locais. O curso “Condutores Pantaneiros: conectando histórias e paisagens” está com inscrições abertas a partir deste 14 de julho até dia 31 de julho. O lançamento das inscrições acontece neste dia 14 de agosto de 2025, no 2º Encontro “Corumbá +Turismo”, evento marcado para o auditório do Sindicato Rural de Corumbá (Avenida General Rondon, 1033), a partir das 18h30.
A capacitação para os jovens que vivem nas zonas urbanas da Capital do Pantantal e da Pérola do Pantanal é realizada pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), com parceria do Instituto Localiza e apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR PANTANAL) – Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá (Fuphan) – Fundação de Meio Ambiente do Pantanal -, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR MS) e do Sebrae/MS.
A diretora executiva do Instituto Localiza, Alessandra Peixoto, reforça que a iniciativa contribui como ferramenta para a mobilidade social tanto na Capital do Pantanal, como na Pérola do Pantanal. “Acreditamos que a mobilidade social se constrói conectando jovens às oportunidades em suas regiões. Apoiar este curso do IHP é gerar novas possibilidades econômicas e culturais no Pantanal, permitindo que os jovens encontrem sentido, renda e trabalho sem deixar suas raízes.”
O curso tem mais 200 horas de carga horária, é totalmente gratuito, com aulas téorias e práticas a serem realizadas sempre aos sábados, a partir de 6 de setembro. As inscrições devem ser feitas por meio deste link ou no endereço https://bit.ly/condutores-pantaneiros-ihp.
A gestora técnica de projetos do IHP, Isabelle Bueno, destaca que essa formação quer valorizar o engajamento dos jovens para fomentar novas oportunidades no turismo do Pantanal. “O objetivo do projeto é capacitar jovens moradores das áreas urbanas de Corumbá e Ladário para estarem aptos a trabalhar como condutores locais, capazes de compartilhar saberes, histórias e paisagens do Pantanal com visitantes e comunidades.”
Confira os critérios para participar:
- Idade entre 18 e 29 anos;
- Residência comprovada nas áreas urbanas de Corumbá (Capital do Pantanal) ou Ladário (Pérola do Pantanal);
- Interesse por história local, cultura pantaneira, turismo sustentável e meio ambiente;
- Disponibilidade para participar de todas as etapas da formação e entrevistas;
- Perfil participativo na comunidade local (projetos, coletivos, escolas, iniciativas culturais ou ambientais);
- Valorizamos a diversidade: incentivamos candidaturas de todas as regiões das cidades, gêneros, etnias e formações.
Cronograma da seleção:
14 de julho de 2025 – Lançamento das inscrições durante o 2º Encontro “Corumbá +Turismo”, no Sindicato Rural de Corumbá
14 a 31 de julho de 2025 – Período de inscrição, acesse o link aqui
1 a 8 de agosto de 2025 – Análise documental dos inscritos
11 de agosto de 2025 – Divulgação dos selecionados para entrevistas
12 a 18 de agosto de 2025 – Entrevistas presenciais
25 de agosto de 2025 – Resultado final – 1ª chamada
6 de setembro de 2025 – Início das aulas
Apoio nas inscrições
O IHP promoverá apoio para os interessados que tiverem alguma dificuldade para realizar a inscrição ou tenham problema com internet exclusivamente nos dias 24 e 25 de julho. Esse suporte será dado presencialmente na sede do Instituto (Ladeira José Bonifácio, 171, Portol Geral, Corumbá), das 14h às 17h.
Sobre o IHP
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e restauração do Pantanal e para a valorização da cultura pantaneira. Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. O IHP também integra o Observatório Pantanal, o Observatório Rodovias Seguras, o GT de Coexistência Humano-Onça, os PANs Ariranha e Onça-pintada, além do Comitê Estadual do Fogo em Mato Grosso do Sul. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/