IHP implanta, com parceria do Sebrae/MS, Sistema de Gestão de Segurança nas operações

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), em parceria com o Sebrae/MS, implementou um sistema de gestão de segurança para as operações que ocorrem tanto nas atividades de ecoturismo, como de monitoramento ambiental. Esse procedimento é para atender a norma NBR ISO 211001 e garantir melhor estrutura no programa permanente do IHP chamado de Amolar Experience.

Em 2024, por esse programa, houve a visitação no Pantanal de mais de 100 turistas, de quatro países diferentes, para conhecer a Serra do Amolar, entender um pouco mais sobre iniciativas de conservação, bem como ter contato direto com a riqueza cultural das pantaneiras e dos pantaneiros.

A norma NBR ISO 211001 é direcionada para o turismo de aventura, sistema de gestão da segurança, também conhecido como SGS.

Para conseguir estruturar os pilares de segurança necessários para as atividades do IHP, o Sebrae/MS deu suporte com consultoria especializada para o período de sete meses.

A coordenadora de operações do Instituto, Isabelle Bueno, foi quem acompanhou a implantação do sistema de gestão de segurança desde o início. A etapa de conclusão da atual etapa ocorreu no último final de semana de novembro de 2024. “Buscamos avançar na capacitação e no atendimento dos turistas e equipes que desenvolvem atividades no Pantanal, na região da Serra do Amolar. Entendemos que o turismo é uma ferramenta de conservação também e com o apoio do Sebrae a gente conseguiu aprimorar o trabalho que vem sendo feito.”

O consultor do Sebrae/MS, Edmundo Dinelli Costa Jr., explicou que os procedimentos implantados também atendem à lei geral do Turismo. “É fundamental, quem opera atividades de turismo de aventura, ter sistema de gestão de segurança implementado. Primeiro, porque atende a lei geral do Turismo, que desde 2010 regulamenta que as atividades de turismo de aventura devem possuir sistema de gestão da segurança à luz de norma brasileira vigente implementado. E também porque reforça o compromisso do Instituto Homem-Pantaneiro com a excelência nas suas atividades e em todas as suas operações.”

Esses procedimentos incorporados à rotina de trabalho resultam em medidas mais efetivas para atividades também na restauração florestal, no combate a incêndios, no monitoramento ambiental, na educação ambiental.

Além da equipe técnica do IHP, participaram da implementação do SGS nas operações os brigadistas ambientais do Instituto, bem como moradores da comunidade do Paraguai Mirim que realizaram o curso de formação de condutores, promovido em 2024 a partir da parceria com o Instituto Localiza. Esse grupo atua como condutores locais em atividades de ecoturismo na região da Serra do Amolar.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.