A ciência tem a capacidade de gerar conhecimento para fortalecer a conservação do Pantanal. Ela também permite engajar comunidades, fomentar inovação e promover alternativas sustentáveis de geração de renda.
Graças ao trabalho dos pesquisadores científicos, o conhecimento sobre o bioma é continuamente ampliado, permitindo o aprimoramento de práticas tradicionais, a mitigação de conflitos e o combate aos impactos negativos sobre o território.
Esses profissionais dedicam suas vidas ao estudo de temas fundamentais para o equilíbrio do Pantanal. A produção científica que desenvolvem soma esforços ao nosso trabalho diário.
Esta publicação foi feita em 8/7/2025, data em que se comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico como forma de o IHP homenagear os pesquisadores que atuam em prol do Pantanal.
Esta lista é uma reverência a alguns dos nomes que contribuíram — e seguem contribuindo — para a proteção e o entendimento do nosso bioma:
▪️Walfrido Moraes Tomas – Embrapa – Currículo Lattes – Produção Científica
▪️Zilca Campos – Embrapa – Produção científica 1 e Produção Científica 2 – Currículo Lattes
▪️Carlos Roberto Padovani – Embrapa – Currículo Lattes – Produção Científica
▪️Flávia Miranda – Instituto Tamanduá – Currículo Lattes – Trajetória
▪️Neiva Guedes – Instituto Arara Azul – Currículo Lattes – Trajetória
▪️Geraldo Damasceno – Plataforma Acaia – Produção Científica 1 – Produção Científica 2 – Produção Cinetífica 3 – PELD Nefau Pantanal
▪️Arnildo Pott – Produção Científica – Currículo Lattes – Livro Plantas do Pantanal – Herbário CPAP
▪️Vali J. Pott – Currículo Lattes – Produção Científica – Livro Plantas do Pantanal – Herbário CPAP
▪️Fábio de Oliveira Roque – Produção Científica – Currículo Lattes – Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio)
▪️Ieda Bortolotto – Etnobotânica – Currículo Lattes – Projeto Sabores do Cerrado e do Pantanal
▪️Guilherme Mourão – Embrapa – Produção Científica – Currículo Lattes
Guilherme de Miranda Mourão é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em 1996. Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Atua na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, Conservação e Manejo de Vertebrados Neotropicais e Invasores.
▪️Ronaldo Morato – Produção Científica – Currículo Lattes
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1991). Possui mestrado (1997) e doutorado (2001) em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado pelo Smithsonian Conservation Biology Institute em 2015-2016. Desde 1992 coordena projetos de conservação da biodiversidade com ênfase em mamíferos da ordem Carnivora. É pesquisador associado do Smithsonian Conservation Biology Institute. Professor do Curso de Pós Graduação em Conservação da Biodiversidade do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Orienta alunos de mestrado e doutorado. Atua como membro do Programa de Gestão de Resultados do ICMBio como instrutor e mentor. Coordena/participa dos processos de elaboração de planos de ação e de elaboração da lista de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção. Atua em projetos que avaliam o impacto das mudanças da estrutura da paisagem sobre a biodiversidade e o impacto das mudanças climáticas e de grandes incêndios florestais sobre a comunidade de mamíferos. Desenvolve pesquisas que subsidiam a criação e ampliação de unidades de conservação e identificação de corredores ecológicos.
▪️Agostinho Catella – Embrapa – Currículo Lattes – A Pesca no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil: Descrição, Nível de Exploração e Manejo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências Biológicas Biologia de Água Doce e Pesca pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2001). Atualmente é pesquisador da Embrapa Pantanal, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Corumbá, MS. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: Pantanal, Bacia do Alto Paraguai, pesca de águas interiores, pesca esportiva e monitoramento da pesca.
▪️Vanda Lúcia Ferreira – Currículo Lattes – Produção Científica 1 – Produção Científica 2
Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Habilitação em Biologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado e doutorado em Biociências (Zoologia), com ênfase em Herpetologia (estudo de anfíbios e répteis) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994 e 2001, respectivamente). Atua como Professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),desde 2017, e como colaboradora com pesquisadores de outras IES como UFMT, UNESP, USP e EMBRAPA-PANTANAL. Acumula experiência na área de pesquisa, ensino e extensão em Zoologia e Ecologia, com ênfase em anfíbios e répteis do Cerrado e Pantanal. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq/PQ-2 (março/2019 a fevereiro/2022).
▪️Heitor Herrera – Produção Científica – Currículo Lattes
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com Mestrado em Patologia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Doutorado em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professor de Parasitologia Animal e Doenças Infecciosas no curso de Medicina Veterinária da UCDB desde 2010. Docente Permanente dos PPG em (i) Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB; (ii) Biotecnologia da UCDB e (iii) Ecologia e Conservação da UFMS. Tem experiência na área de Biologia Parasitária com ênfase em Ecologia dos Ciclos de Transmissão, Patologia animal, Saúde de Animais de Vida Livre e Biologia da Conservação. Líder do grupo de Pesquisa do CNPq Interface entre a Saúde Animal, Humana e Ambiental (https://insanahuna.com). Está entre os top 100 cientistas na área de ciência animal segundo o ranking Research.com 2023. Ganhador do Prêmio pela FUNDECT em 2023 de Pesquisador Destaque de Mato Grosso do Sul na Área de Ciência da Vida.
▪️Cátia Nunes da Cunha – Currículo Lattes –
Ecóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Fez pós-doutorado em Ecologia de áreas úmidas no Max-Planck Institut für Limnology, Tropical Ecology Group – Alemanha. Atualmente, é pesquisadora associada e professora no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde também foi Professora Titular no Departamento de Botânica e Ecologia. Sua atuação científica está fortemente voltada ao estudo do Pantanal, sendo pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU), e colaboradora do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Conselheira Técnico-científica do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal – INPP. Participa do Programa Corredor Azul (Wetlands International Brasil) e coordena projetos de restauração ecológica no Bioma Pantanal, aplicando o conceito de macrohabitats para orientar a gestão e conservação desse ecossistema único.
▪️Letícia Couto – Produção Científica – Currículo Lattes
Ganhadora do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, categoria: “Ciências da Vida” de 2021, promovido pela L Oréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco. Professora Adjunta 3 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenadora do Laboratório Ecologia da Intervenção (LEI/UFMS). Orienta nos Programas de Pós-graduação em Biologia Vegetal (mestrado) e no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (mestrado e doutorado) da UFMS. Atua na aplicação do conhecimento científico na tomada de decisão, principalmente no que tange a Ecologia da Restauração e da Intervenção com a interação entre os aspectos biológicos, socioeconômicos, políticos e legais da adequação ambiental.
Nosso reconhecimento se estende também a tantos outros pesquisadores e pesquisadoras que atuam, com dedicação e excelência, em defesa da ciência e da vida no Pantanal.