Campanha nacional que fomenta a proteção de UCs inclui Corumbá com o Semeando o Amanhã

Agora em 2025, a campanha nacional Um Dia no Parque entra em sua 8ª edição e Corumbá foi inserida na programação oficial com atividades do projeto Semeando o Amanhã, criado pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP). O “Um Dia no Parque” é organizado pela Coalizão Pró-UCs e nesta edição o tema é “Protegendo o que nos conecta”. A proposta é mobilizar parques e outras Unidades de Conservação (UCs) de todo o país para promover ações para o público em geral.

A data oficial da programação é 20 de julho e o projeto Semeando o Amanhã entrou no calendário antecipando as ações com o cronograma realizado no dia 11 de julho, na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, que fica no Pantanal, na região da Serra do Amolar, município de Corumbá.

O Semeando o Amanhã começou a ser realizado em fevereiro deste ano pelo IHP e nesta etapa inserida no Um Dia no Parque a atividade recebeu o nome de “Mentes jovens na conservação”. As ações envolveram o engajamento de 24 estudantes da Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho – Toghopanãa. Eles viajaram da Aldeia Uberaba – Guató durante uma hora, passando pela baía Gaíva e o rio Paraguai até a RPPN Acurizal por barco.

Para garantir a execução de ações do projeto nas áreas urbana e rural de Corumbá e Ladário, há diferentes parceiros e apoiadores. Entre os parceiros, estão a LHG Mining, Ambiental MS Pantanal/Instituto Aegea, V.Bio, Celeo, Funbio, Wetlands International Brasil, Brazil Foundation, Instituto Phi e Pure Brasil. As Prefeituras de Corumbá e Ladário, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Fundações de Meio Ambiente, são apoiadoras das atividades; bem como o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com a Secretaria de Estado de Educação e a Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3). O empreendimento Meu Quintal Maio que o Mundo também vem dando apoio na iniciativa, além da Aldeia Uberaba TI Guató.

Os estudantes, com idade a partir dos 7 anos até os 16 anos, tomaram café da manhã na RPPN e realizaram atividades de monitoramento ambiental junto com analistas ambientais do IHP. Percorreram a Trilha Sul e a Trilha Pôr do Sol, instalando armadilhas fotográficas, verificando pegada e outros vestígios de animais selvagens no caminho e também acompanharam o funcionamento do sistema de bioacústica para auxiliar no registro da fauna. Esse trabalho ocorreu entre 8h30 e 11h.

Depois do almoço, os estudantes atuaram no processo de semeadura de mudas a serem plantadas em área de restauração, que fora atingida por incêndios florestais em 2024 e 2020. Eles também conheceram o viveiro mantido na RPPN pelo IHP, além de conversar com brigadistas ambientais do Instituto e descobrir curiosidades sobre o trabalho de prevenção aos incêndios florestais, bem como sobre o combate direto.

Como parte dos ensinamentos aprendidos ao longo de todo o dia, os jovens ainda foram convidados a realizar uma pintura na parede para registrar a presença deles no projeto Semeando o Amanhã. Todos os estudantes tiveram outra viagem de pouco mais de uma hora para retornar à Aldeia Uberaba.

Para Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia — organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação brasileiras — “a campanha Um dia no Parque propõe estimular vivências ao ar livre que despertem a consciência das pessoas sobre o valor dos parques e a necessidade de conservá-los. É um convite aberto a todos que desejam se aproximar da natureza e fortalecer seu vínculo com ela”, ressalta.

Segundo Angela Kuczach, idealizadora do Um Dia no Parque e diretora executiva da Rede Pró-UC, “quem não encontrar uma UC ou atividade cadastrada por perto, pode se inspirar nas atividades oferecidas e fazer seu próprio Um Dia no Parque na Unidade de Conservação de sua preferência. Esta é uma oportunidade única para explorar as UCs da sua região.”

Sobre o Semeando o Amanhã

O projeto Semeando o Amanhã, iniciativa do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e que vem sendo realizado com apoio de diferentes parceiros, promoveu o plantio de 220 mudas de árvores nativas do Pantanal entre fevereiro e maio deste ano.

Todas as mudas foram plantadas com o envolvimento direto de estudantes e professores das redes municipais e estadual de ensino nos municípios de Corumbá e Ladário. A proposta é que jovens assumam cada vez mais o protagonismo voltado para a conservação do Pantanal.

O diretor presidente do IHP, Angelo Rabelo, destaca que um trabalho conjunto entre empresas, poder público e escolas está contribuindo para fortalecer o chamado de urgência que existe no Planeta com as mudanças climáticas alterando o dia a dia das pessoas nas zonas urbana e rural.

“O Pantanal sofreu graves incêndios em 2024. Corumbá e Ladário foram diretamente afetados. A despeito desse cenário, temos um chamado de emergência para agir. É sobre isso que estamos trabalhando e temos um apoio grande para desenvolver um importante trabalho. Ainda temos chance de fazer diferente. Chance de recuperar, de preservar e construir um futuro diferente. Eu tenho esperança e celebro termos todos os dias a chance de recomeçar e louvar aquilo que nos foi dado”, destaca.

Um Dia no Parque 2025 em Mato Grosso do Sul

Neste ano, a campanha também celebra os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), reforçando o papel dessas unidades na conservação da biodiversidade, na mitigação das mudanças climáticas e no fortalecimento do vínculo das pessoas com o meio ambiente. A expectativa é mobilizar mais de 400 UCs e 120 mil visitantes, superando os números da edição anterior.

Conheça todas as atividades que acontecem em Unidades de Conservação de Mato Grosso do Sul inscritas para a Campanha Um Dia no Parque:

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – Jateí
Perfil no Faceook
Como chegar: MS283, km63 – Porto Perabo – Jatei-MS
Para chegar vindo de Ivinhema ou Naviraí, entre no KM40 , conhecido como 7 placas. Na estrada de chão é só seguir as placas e ignorar o GPS (ensina caminho errado)
Observação de aves
A partir das 6h
Início na sede do PEVRI
Trazer binóculo ou câmera fotográfica
Recomendado vir agasalhado pois a área costuma apresentar temperatura baixa neste horário
Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo whatsapp 011-97253-5760.
O visitante pode levar seu próprio alimento ou encomendar almoço através do whatsapp 067996323504 (Nice)

Passeio de Caiaque no rio Curupaí
2 horas de Passeio
Esta atividade é oferecida pelo empresa Pachamama Adventure
Valores e ponto de encontro devem ser combinados através do whatsapp  67992637070 ( Anderson)

Plantio de Mudas
Todos os visitantes serão convidados a Plantar uma muda de árvore nativa da região e ajudar na restauração da mata da UC
Passeio de Bike em trilha Rústica
Aproximadamente 25km em um percurso inédito
O inicio do percurso será na sede do PEVRI
Recomendamos trazer água para beber no percurso
Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo whatsapp 11972535760.
O visitante pode trazer seu próprio alimento ou encomendar almoço através do whatsapp 67996323504 (Nice)

Parque Estadual do Prosa – Campo Grande

Perfil do Imasul
Como chegar: Portaria da Afonso Pena, na rotatória final da Afonso Pena, sem número.  https://maps.app.goo.gl/ZrSBTq6WThp749tS7
Observação de Aves/passarinhada. Apartir das 6h, Ponto de encontro Portaria da AV: Afonso Pena, na rotatória. Final da Av: Afonso Pena, Campo Grande, MS. Trazer binóculo ou câmera fotográfica. Não há cobrança de taxa.
Trilha autoguiada: Caminhar por trilhas sinalizadas e estar em contato com a natureza. A partir das 7:30h,  Ponto de encontro Portaria da AV: Afonso Pena, na rotatória. Final da Av: Afonso Pena, Campo Grande, MS. com  inscrições prévia no e-mail parqueprosa@imasul.ms.gov.br. não há cobrança de taxa.

Yoga a atividade será em grupo, e une exercícios respiratórios, meditação e posturas. Ponto de encontro Portaria da AV: Afonso Pena, na rotatória. Final da Av: Afonso Pena, Campo Grande, MS. Não há cobrança de taxa.

Parque Estadual Matas do Segredo – Campo Grande

Perfil no Instagram
Vindo pela Avenida Marquês de Herval, entrar na Avenida João de Paula Ribeiro, avistando a placa do Parque entrar à direita na rua Josefina Mingarelli, o Parque estará no final da rua.
Das 8h às 12h: Aula de boxe; Aula de yoga; Aula de funcional; Trilhas guiadas; Passarinhada; Cama elástica e piscina de bolinhas. 

Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari  – Costa Rica 

Perfil no Instagram
Como chegar: Partindo de Costa Rica, da Praça central – Rua José Ferreira da Costa, em direção à R. José Pereira da Silva. Na rotatória, continue em frente na Av. José Ferreira da Costa. Na rotatória pegue a 2ª saída rumo a MS 306, faça um retorno para entrar na BR 359, 18 – Baús
Atividade 1 – Camping com luau – público em geral, levar barraca. gratuito, vagas limitadas.
Atividade 2 – Observação de Aves – público em geral, gratuito, vagas limitadas. 
Atividade 3 – Yoga, gratuito, levar canga ou tapete, adultos. Gratuito, vagas limitadas. 
Atividade 4 – Trilha contemplativa, percurso leve a moderado. Gratuito, vagas limitadas.
Atividade 5 – Passeio de bike. Gratuito, inscrição pelo link, vagas limitadas. Levar sua bike.
Atividade 6 – Escalada e brinquedos infláveis. Público alvo: crianças e adolescentes. Gratuito.

Parque Nacional da Serra da Bodoquena – Bodoquena

Perfil no Instagram
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/2sJjC3MC26fbRqsj9
Atividade: Trilha Aquatrekking no Parque Nacional da Serra da Bodoquena
Local: Núcleo Salobra
Horário de partida: 8:00
Ponto de encontro: Sede do ICMBio – Rua Olivio Jaques, 975 – Vila Donária – Bonito/MS
Distância média: 80 km da cidade de Bonito.
Público alvo: Público em geral
Para participar será aberto inscrições – a divulgação ocorrerá no Instagram do parque: https://www.instagram.com/parquenacionalserradabodoquena/
Limite de inscrições: 30 visitantes
Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição presencial ou por e-mail: parna.bodoquena@icmbio.gov.br

As trilhas do PNSBd são classificadas como de médio grau de dificuldade e complexidade (possui aclives e declives, degraus, rochas soltas, além de terreno escorregadios em períodos de chuva), de forma que há possibilidade de quedas e torções – muita atenção ao caminhar. As trilhas não são recomendadas para quem tem dificuldades de locomoção. 
1. Considerando o calor da região recomendamos carregar pelo menos dois litros de água/pessoa (não utilizar garrafas térmicas grandes, pois dificulta o deslocamento). Recomendamos que cada pessoa leve o seu vasilhame com água;
2. Para as atividades de caminhada, aquatrekking, utilizar trajes apropriados como botas, tênis, calça confortável ou bermuda longa, camiseta, boné/chapéu;
3. Trazer lanche fácil para carregar e que o sustente pelo dia inteiro (mesmo que a atividade esteja prevista somente para meio dia); 
4. Portar protetor solar e repelentes de insetos biodegradáveis (principalmente para os alérgicos); 
5. Sempre carregue consigo sacos plásticos para guardar o seu lixo (como papel higiênico, absorventes íntimos, lenços, etc), inclusive o lixo orgânico (guarde as sementes das frutas que consumir, pois podem ser fontes de disseminação de espécies exóticas). Lembrando que atualmente na área do PNSBd ainda não há suporte de banheiros ou qualquer outra estrutura de apoio. 

Parque Natural Municipal Córrego Cumandaí – Naviraí 

Perfil no Instagram
Rua Bandeirantes, 501.
Plantio de Mudas do bioma Mata Atlântica com o Colégio Winner de Naviraí 
Doação de Mudas para  os visitantes
Trilhas guiadas
Brincadeiras recreativas

Parque Natural Municipal de Glória de Dourados  – Glória de Dourados 

Perfil no Instagram
Linha nascente km 0,5.Zona Rural
06h00 – Recepção com café da manhã
07h00 – Saída dos ciclistas
08h00 – Início da Trilha Ecológica Papagaio Verdadeiro com o grupo do Conviver
09h00 – Início da Trilha Ecológica Papagaio Verdadeiro com o grupo de Jovens
09h00 e 10h00 – Oficina de Produção de Mudas Nativas

Parque Natural Municipal do Paragem – Dourados 

Como chegar: https://g.co/kgs/TbJftHV
Atividade 01- observação de aves. A atividade iniciará antes do Sol nascer. Destinada a qualquer faixa etária, com limite de 60 pessoas, inscrições por formulário divulgado nas redes sociais do IMAM e Prefeitura Municipal de Dourados. Importante ler normas de utilização da UC, por se tratar de atividade ao ar livre é necessário cuidado redobrado .

Segundo Pedro da Cunha e Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, fortalecer o SNUC é essencial para garantir a efetividade da proteção dessas áreas. Ele aponta que torná-lo conhecido da sociedade é uma das formas de ampliar seu reconhecimento e apoio. “Por isso celebramos esse dia em nossas Reservas, Parques e Refúgios, mas também em nossa Rede Brasileira de Trilhas, que foi desenhada para conectar as áreas protegidas do Brasil, ao mesmo tempo em que, por meio da recreação ao ar livre, conecta os brasileiros à natureza”, comenta.

A campanha Um Dia no Parque é promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, formada por organizações da sociedade civil e instituições comprometidas com a proteção dos biomas brasileiros, como WWF-Brasil, Instituto Semeia, Imazon, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Grupo Boticário, IPÊ, FUNBIO, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

Além disso, o projeto também conta com o apoio de importantes parceiros institucionais, como o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Rede Brasileira de Trilhas, o Instituto Alana, a plataforma eTrilhas e o ICMBio, que ajudam a ampliar o alcance da iniciativa e promover o turismo sustentável nos parques e áreas protegidas.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e restauração do Pantanal e para a valorização da cultura pantaneira.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. O IHP também integra o Observatório Pantanal, o Observatório Rodovias Seguras, o GT de Coexistência Humano-Onça, os PANs Ariranha e Onça-pintada, além do Comitê Estadual do Fogo em Mato Grosso do Sul. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *