Brigada do IHP depende de votação em projeto de Emenda Participativa; veja como apoiar

A continuidade das ações da Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), para atuar na restauração do Pantanal, além da prevenção e combate aos incêndios florestais depende muito do voto popular para receber apoio público dentro do projeto de Emendas Participativas, proposta criada pela deputada federal Camila Jara.

O projeto está no bloco temático Meio Ambiente e está nomeado como: 6 – Instituto Homem Pantaneiro – Rede Sócio Integrada Para Prevenção, Combate Ao Fogo E Restauração Ecológica Frente Às Mudanças Climáticas No Pantanal

Para votar, acesse este link.

Como votar:
Parte 1: Preencha seu e-mail;

Parte 2: Preencha seus dados pessoais;

Parte 3: Vote 38 – Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal – Cine Kadiwéu na área de educação (nossa sugestão para projeto de entidade parceira do IHP)

Parte 4: Vote em um projeto da área saúde;

Parte 5: Vote no 47 – Associação Amigos de Maria – Horta Urbana Comunitária, na área Social (nossa sugestão para projeto de entidade parceira do IHP)

Parte 6: Vote 6 – Instituto Homem Pantaneiro – Rede Sócio Integrada para Prevenção, Combate ao Fogo e Restauração Ecológica Frente às Mudanças Climáticas no Pantanal na categoria Meio Ambiente.

E CONFIRME SEU VOTO

Quem vota a favor da Brigada ajuda nessas ações

O trabalho vai envolver:

  • manter o trabalho mensal da Brigada Alto Pantanal,
  • construção de um viveiro na comunidade do Paraguai Mirim,
  • realização de treinamento com mulheres da comunidade para coleta de sementes e também a realização do plantio com o objetivo de ampliar as atividades de recuperação do Pantanal.
  • A Brigada Alto Pantanal é um programa de brigada ambiental permanente, gerido pelo Instituto Homem Pantaneiro, que atua na conservação, recuperação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Pantanal. O foco desse programa é garantir a existência de uma brigada ambiental, pois, além de atuar no combate a incêndios florestais, a equipe desenvolve uma série de ações ambientais na região da Serra do Amolar, local em que o IHP ainda mantém a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede Amolar).

A Rede Amolar representa esforços do Instituto com proprietários rurais para garantir um corredor de biodiversidade dentro do Pantanal. Esse corredor é o lar de mais de uma centena de espécies de animais e compreende paisagens de Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. Além disso, também serve de moradia para mais de uma centena de famílias ribeirinhas.

O trabalho da Brigada Alto Pantanal:

  • Combate aos incêndios florestais;
  • Prevenção aos incêndios florestais através da construção de aceiros e acessos, que também servem de rota de fuga para os animais;
  • Educação ambiental com as comunidades;
  • Apoio a pesquisadores para realização de monitoramento ambiental;
  • Recuperação de áreas atingidas pelos incêndios na região da Serra do Amolar;
  • Apoio nas ações de implantação de sistemas agroflorestais nas comunidades.

Resultado da votação

Nós aqui no Instituto Homem Pantaneiro (IHP) queremos muito agradecer a todos os 3.431 votos recebidos na campanha que fizemos para participar da Emenda Participativa, promovida pela deputada federal Camila Jara (PT-MS).

Nesse edital, inscrevemos o projeto Rede Sócio Integrada para Prevenção, Combate ao Fogo e Restauração Ecológica frente às Mudanças Climáticas no Pantanal. A proposta é para manter em funcionamento a brigada ambiental do IHP, a Brigada Alto Pantanal, nas ações ao longo de todo o ano.

Terminamos nessa votação em segundo lugar, com 16,27% dos votos realizados. Não conseguimos ser selecionados nesta etapa, mas vamos continuar buscando recursos por meio de outras iniciativas para ainda garantir a manutenção do trabalho da brigada ambiental para promover restauração, ações de prevenção, educação ambiental e, se for preciso, o combate aos incêndios no Pantanal.

Nessa proposta de emenda ainda temos uma segunda chance e vamos participar de uma ampla concorrência com novo prazo, agora em 24 de março de 2025.

Damos os parabéns ao Instituto de Proteção Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDPAMS), que vai atuar na castração de animais em situação de rua. A organização recebeu 4.020 votos, 19,06% do total.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

*Atualizado no dia 17/02/2025 para informar resultado da votação popular

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.