Brigada Alto Pantanal: trabalho pelo Pantanal para prevenção, recuperação e combate a incêndios

A Brigada Alto Pantanal é um programa de brigada permanente, gerido pelo Instituto Homem Pantaneiro, que atua na conservação e recuperação do Pantanal. O foco desse programa é garantir a existência de uma brigada ambiental, pois, além de atuar no combate a incêndios florestais, a equipe desenvolve uma série de ações ambientais na região da Serra do Amolar, local em que o IHP ainda mantém um outro programa, que é a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede Amolar).

A Rede Amolar representa esforços do Instituto com proprietários rurais para garantir um corredor de biodiversidade dentro do Pantanal. Esse corredor é o lar de mais de uma centena de espécies de animais e compreende paisagens de Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. Além disso, também serve de moradia para mais de uma centena de famílias ribeirinhas.

O trabalho da Brigada Alto Pantanal:

  • Combate aos incêndios florestais;
  • Prevenção aos incêndios florestais através da construção de aceiros e acessos, que também servem de rota de fuga para os animais;
  • Educação ambiental com as comunidades;
  • Apoio a pesquisadores para realização de monitoramento ambiental;
  • Recuperação de áreas atingidas pelos incêndios na região da Serra do Amolar;
  • Apoio nas ações de implantação de sistemas agroflorestais nas comunidades.

Como surgiu?

Com a intensificação de uma estiagem no Pantanal, a partir de 2019, ocorreu grande incêndio um ano depois, em 2020. Naquela época, o fogo devastou mais de 90% da região da Serra do Amolar e causou perda de habitat para vários animais, prejuízos para a biodiversidade em um Patrimônio Natural da Humanidade e para as comunidades tradicionais. Desde fevereiro de 2020, com o início dos incêndios naquele ano, o Instituto Homem Pantaneiro treinou funcionários e mobilizou brigadas de combate aos incêndios com recursos doados, mas o fogo foi maior do que a equipe conseguia controlar.

Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (LASA), cerca de 90% das áreas que compõem a Rede do Amolar foram queimadas. Isso se deve às condições climáticas, com as altas temperaturas e baixa umidade do ar, fazendo com que o fogo se espalhasse rapidamente pela vegetação seca, causando, além da queima da vegetação, a morte de animais.

Após os incêndios de 2020, o IHP intensificou as medidas para realizar trabalho de prevenção aos incêndios florestais na região da Serra do Amolar e a Brigada Alto Pantanal passou a ser fundamental nessas ações.

Trabalho contínuo com doações e parcerias

Desde 2021, a Brigada Alto Pantanal desempenha um trabalho ao longo de todo o ano. Além da construção de aceiros e rotas de fuga para animais em áreas estratégicas ao longo de uma área quase 300 mil hectares, os brigadistas ambientais dão apoio para escolas rurais na região da Serra do Amolar e para comunidades, já fizeram o plantio de mais de 25 mil mudas; desempenham educação ambiental em unidades de ensino rurais e também em projetos sociais de Corumbá.

Com a intensificação dos incêndios em 2024, os brigadistas também ficaram mobilizados para combater o fogo na região da Rede Amolar tanto em janeiro/fevereiro, como em junho. A equipe também desempenha ações em conjunto com os Bombeiros de Mato Grosso do Sul e com autoridades da Bolívia, como foi necessário em 2024. Por conta das ações até agora desenvolvidas, o fogo não chegou a atingir áreas prioritárias na Serra do Amolar até julho de 2024. Como o risco de incêndio permanece, o trabalho não para.

Acompanhe o boletim do cenário do incêndio no Pantanal, na região da Rede Amolar, neste link. A Brigada Alto Pantanal também está nas redes sociais, acesse aqui.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Keep Updated to our News and Blog