Ação ‘Entre Pegadas’, no Ecoparque Cacimba da Saúde, aborda coexistência humano-onça

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, realiza nesta sexta-feira (28), véspera do Dia Internancional da Onça-pintada, a ação “Entre Pegadas”, no Ecoparque Cacimba da Saúde. O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) está como parceiro na atividade em conjunto com o Ibama/PrevFogo, a Polícia Militar Ambiental (PMA), o Comando do 6º Distrito Naval e a COMAP, além da EMEI Escola Municipal Tilma Fernandes e da Escola Municipal CAIC.

A ação integra uma das etapas do Programa de Educação Ambiental – Coexistência entre Humanos e Grandes Felinos na Área Urbana de Corumbá, que busca prevenir conflitos, fortalecer o conhecimento da população sobre a fauna pantaneira e promover práticas seguras diante da presença de grandes felinos na área urbana.

Nessa região urbana onde haverá a atividade, há registro de avistamento de onça-pintada. Neste ano, moradores relataram ataques da espécie a cachorros. O IHP, junto com demais parceiros da ação “Entre Pegadas”, realizou monitoramento com armadilhas fotográficas para identificar o animal que foi avistado, bem como contribuiu com ações de educação ambiental promovidas em conjunto com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ibama/Prevfogo, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil Municipal.

Durante toda a programação do “Entre Pegadas”, alunos da Tilma Fernandes e do CAIC, além de moradores do entorno, participarão de uma feira educativa com atividades interativas e orientações técnicas. O evento também contará com uma intervenção artística realizada por mulheres da COMAP, que pintarão uma parede especialmente preparada para que crianças e comunidade possam participar da construção coletiva da obra.

Haverá ainda uma intervenção teatral temática da Fundação de Cultura, trazendo uma abordagem lúdica para reforçar a mensagem de proteção e respeito aos animais silvestres.

A PMA vai realizar ação de Educação ambiental e exposição de animais taxidermizados.

O evento recebe apoio da iniciativa privada: a Votorantim Cimentos e a Santana Tintas contribuíram com o fornecimento de materiais para a realização das atividades educativas e artísticas.

“Ao promover conhecimento, participação comunitária e integração entre instituições, a ação ‘Entre Pegadas’ reafirma o compromisso da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e parceiros com a preservação da fauna, a valorização do Pantanal e a construção de uma cidade preparada para conviver de forma harmoniosa com sua rica biodiversidade”, divulgou a Prefeitura de Corumbá, em nota.

Orientações técnicas

Por conta dos avistamentos de onça-pintada em área urbana de Corumbá e os conflitos que a situação eventualmente acaba gerando, houve a elaboração de uma nota técnica para tratar orientações para a comunidade. A nota técnica completa pode ser acessada aqui.

O Ibama – junto de outras instituições, como a Polícia Militar Ambiental, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) – tem feito um trabalho contínuo de monitoramento de onças presentes na região de Corumbá (MS) e de educação ambiental, a fim de conscientizar a população sobre a coexistência de humanos e onças, entre outros animais da fauna silvestre.

A aparição desses animais parece estar relacionada a eventos de cheia ou a incêndios, quando os animais buscam abrigo e presas na área urbana, principalmente nas áreas residenciais mais próximas a rios. Pode acontecer quando o tempo de recuperação de uma área não foi o ideal e o animal acaba migrando para áreas urbanas em busca de alimento. 

Em caso de avistamento de onça, a população deve comunicar às autoridades competentes, como a Polícia Militar Ambiental, pelo telefone (67) 99266-4052.

Veja a nota técnica divulgada em junho de 2025, assinada por diferentes instituições, sobre ações para mitigação do conflito humano-onça, clique aqui.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *