No feriado do dia 20, Memorial Homem Pantaneiro funciona com entrada gratuita

Neste mês de novembro, há o feriado do dia 20 – Consciência Negra – e com isso sempre há um potencial para aumentar visitantes que vêm para Corumbá aproveitar a folga. Também há outra situação que envolve quem mora na Capital do Pantanal ou em Ladário e acaba ganham um dia para descansar. Entre as opções para essa data, quem vier para o Porto Geral de Corumbá pode visitar, gratuitamente, o Memorial Homem Pantaneiro (Ladeira José Bonifácio, 161).

Além de visitar a cenografia e o acervo de mais de 200 peças no Memorial, o espaço também está com a exposição de fotografia “Essência Pantaneira”, de Luiz Mendes. Ele retratou cenários do Pantanal, desde a biodiversidade até a vida no campo e traduziu essa riqueza de cores e histórias em 12 quadros.

O espaço histórico vai funcionar das 15h às 18h30 na quinta-feira (20) e no mesmo horário também na sexta-feira (21). Para o final de semana, os horários de funcionamento são das 8h às 11h. Os visitantes possuem a opção de realizar o passeio guiado ou seguir pelo espaço de forma livre.

A nova exposição de longa duração no Memorial Homem Pantaneiro foi possível com recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, Governo Federal. São parceiros nessa etapa: Ambiental MS Pantanal/ Instituto AegeaISA ENERGIA BRASILHinove, Fort Atacadista (Grupo Pereira) Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O Memorial Homem Pantaneiro ocupa o prédio conhecido como Casa Vasquez & Filhos e é um modelo de ocupação de espaços tombados como Patrimônio Histórico Nacional. A construção do prédio foi iniciada em 1814, resistiu à devastação da Guerra do Paraguai (1864-1870) e a conclusão ocorreu em 1898.  O construtor foi o italiano Martinho Santa Lucci. A inauguração do prédio ocorreu em 1900 pela família Vasquez. O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e recuperado pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura.

Documentário

Dentro da exposição de longa duração, ainda tem disponível um documentário de cerca de 20 minutos que apresenta a história da ocupação do Pantanal, remontando a histórias, curiosidades e fatos dos últimos 300 anos. A produção audiovisual é exclusiva do Memorial Homem Pantaneiro.

SOBRE O IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e restauração do Pantanal e para a valorização da cultura pantaneira.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. O IHP também integra o Observatório Pantanal, o Observatório Rodovias Seguras, o GT de Coexistência Humano-Onça, os PANs Ariranha e Onça-pintada, além do Comitê Estadual do Fogo em Mato Grosso do Sul. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *