Detecção de incêndio na Serra do Amolar gera alerta no Pantanal

A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), está mobilizada para atuar no registro de incêndio na Serra do Amolar. O caso foi identificado neste domingo, 28/9, tanto por meio visual, como pelo Sistema Pantera.

Os brigadistas já estavam na região para realizar trabalho de prevenção e agora estão focados no possível combate. São pelo menos seis brigadistas já engajados e outros serão deslocados. O incêndio é registrado no topo de uma morreria, o que gera dificuldade para combate. O local fica a mais de 5 horas de barco de Corumbá, rio Paraguai acima, entre Mato Grosso do Sul e a Bolívia.

A identificação foi confirmada por visualização no local e registro no Sistema Pantera, em 28/09/2025, às 11:45:06. Local do fogo é em cima de um morro, na Serra do Amolar, entre a RPPN Acurizal e a Bolívia.

Com a detecção, a situação também foi informada ao Prevfogo/Ibama e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para que haja apoio, se necessário.

Sobre a situação do clima quando houve detecção do incêndio:🌡 Temperatura: 36ºC💧 Umidade: 29%☔️ Chuva: 0mm💨 Velocidade do vento: 9 km/h🧭 Origem do vento: Oeste ➡️⚠️ Risco de incêndio: 94%

Neste ano, ainda não tinha ocorrido registro de incêndio na região da Serra do Amolar. A região do Pantanal é de alta prioridade para conservação, conforme as autoridades federais.

A região é Patrimônio Natural da Humanidade. O período grave de incêndio está terminando, historicamente o mês de setembro é o mais crítico.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *