Confira a lista dos aprovados de Corumbá e Ladário para o curso Condutores Pantaneiros

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), em parceria com o Instituto Localiza, divulga a lista dos jovens de Corumbá e Ladário aprovados para realizarem o curso Condutores Pantaneiros: Conectando Histórias e Paisagens.

Quem foi aprovado deve ficar atento ao calendário. A matrícula do curso vai acontecer no dia 27 de setembro de 2025, Dia Mundial do Turismo, às 8h, no Centro de Convenções do Pantanal (rua Domingos Sahib, 570, no Porto Geral, em Corumbá). Além da matrícula, a data marca também o início da jornada de aprendizado, valorização cultural e conexão com o território.

A gestora de projetos do IHP, Isabelle Bueno, destaca que o início das aulas foi marcado para o Dia Mundial do Turismo para reforçar com os novos condutores a importância do compromisso que todos terão para destacar as belezas e reforçar a importância de conservação do Pantanal. “Essa é uma jornada que esses jovens de Corumbá e Ladário terão para valorizar a cultura e o território. Os selecionados devem comparecer pontualmente às 8h, munidos de documento de identificação e muita disposição para embarcar nessa experiência transformadora. São grandes expectativas que estão envolvidas.

O curso Condutores Pantaneiros: Conectando Histórias e Paisagens é voltado para jovens com idade entre 18 e 29 anos, que moram em Corumbá ou Ladário. Ele é promovido pelo IHP, em parceria com o Instituto Localiza e apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR PANTANAL) – Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá (Fuphan) – Fundação de Meio Ambiente do Pantanal -, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR MS) e do Sebrae/MS.

O curso tem mais 200 horas de carga horária, é totalmente gratuito, com aulas téorias e práticas a serem realizadas sempre aos sábados, a partir de 27 de setembro. 

Confira datas e orientações importantes:

Matrículas e início das atividades

Data – 27/09/2025 – Dia Mundial do Turismo
Local – Centro de Convenções do Pantanal (rua Domingos Sahib, 570, Porto Geral, Corumbá)
Horário – 8h
IMPORTANTE – trazer documento pessoal com foto (RG, CNH)

Lista dos aprovados:

01 – Alessandra Gonçalves F. Salvaterra;

02 – Alexsander Gomes da Costa;

03 – Angela Egues Barreto;

04 – Alexandre Barros Correia;

05 – Cintia Oliveira Da Silva;

06 – Dayane Silva Alvares;

07 – David Humbert Fernandes Marin;

08 – Emilly Toledo Feitosa Pereira;

09 – Emanuelle Viana de Jesus;

10 – Edivany Conceição Oliveira;

11 – Gabrielly Ortiz da Silva;

12 – Gabriele Vilalva Rondon;

13 – Gabriel Dantas Leite;

14 – Gabriela de Souza Silva Correia;

15 Iris Aparecida Vasquez dos Santos;

16 – Janete de Souza Dlucas;

17 – Júlia Victória de Paula Almeida Silva;

18 – Keite de Oliveira Antonio;

19 – Leonardo Vinicius Cuellar P. Amancio;

20 – Lucas da Conceição Fernandes França;

21 – Maria Eduarda Silva Siqueira;

22 – Milene de Souza Moraes Gomes;

23 – Milene Ovando Jeske;

24 – Nathan Bento Dutra de Amorim;

25 – Paulo Gabriel Morrone Z. G. da Silva;

26 – Renata Francieli da Silva Zarate;

27 – Tatiana Cristina Santana Viruez;

28 – Thayrine Elise Rosa de Jesus;

29 – Vanessa Monteiro de Jesus;

30 – Wendher Davalo Nunes;

31 – Bárbara de Oliveira Banega;

32 – Emili Dayane Vieira Firme;

33 – Tiany de Duran Nascimento;

34 – Thaissa Cristina Mendes de Souza;

35 – Laysa Yasneli dos Santos Brandão;

36 – Kailanny Franco Da Silva;

37 – Maria Eduarda Torino;

38 – Mayara Castro Santos.

Cronograma da seleção:

14 de julho de 2025 – Lançamento das inscrições durante o 2º Encontro “Corumbá +Turismo”, no Sindicato Rural de Corumbá

14 a 31 de julho de 2025 – Período de inscrição

1 a 8 de agosto de 2025 – Análise documental dos inscritos

11 de agosto de 2025 – Divulgação dos selecionados para entrevistas

12 a 18 de agosto de 2025 – Entrevistas presenciais

30 de agosto de 2025 – Resultado final

27 de setembro de 2025 – Matrícula dos selecionados e início das aulas

Leia mais sobre o curso aqui.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e restauração do Pantanal e para a valorização da cultura pantaneira.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável.

O IHP também integra o Observatório Pantanal, o Observatório Rodovias Seguras, o GT de Coexistência Humano-Onça, os PANs Ariranha e Onça-pintada, além do Comitê Estadual do Fogo em Mato Grosso do Sul. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *