Registros no Pantanal: bando de queixadas coloca onça-pintada para correr; veja vídeo

A equipe técnica do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) conseguiu identificar um registro inusitado na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, que fica na Serra do Amolar, no Pantanal. Por meio de vídeo de armadilha fotográfica, foi possível identificar um bando de queixadas correndo em direção a uma onça-pintada.

Essas imagens foram captadas a partir de equipamento instalado na Trilha Sul, que leva até um ponto de água muito frequentando por diferentes espécies de animais silvestres que ocupam aquela região.

As armadilhas fotográficas usadas pelo IHP são utilizadas para ajudar a estudar o comportamento da fauna silvestre, identificar padrões de atividade, gerar dados científicos, bem como auxiliar em estratégias para a conservação do Pantanal.

A onça-pintada que correu é conhecida como Acuri pelos técnicos. Trata-se de um macho adulto e já foi avistado em outras ocasiões na Serra do Amolar. Já o bando de queixada registrada estava com pelo menos 30 indivíduos, que não é considerado um grupo grande. Já houve registro de grupos entre 50 e 100 indivíduos, algumas vezes até maiores.

A onça-pintada é um animal topo de cadeia, considerado bio-indicador, que preda animais por oportunidade. Já as queixadas costumam defender-se de predadores atuando em bando. Esses animais possuem dentes potentes que podem causar cortes. Além disso, quando estão correndo em grupo causam grande barulho, bem como chegam a fazer o chão tremer próximo de onde estão.

Ambas as espécies estão catalogadas com algum grau de ameaça no Brasil.

Veja os vídeos, fique atento aos horários que eles foram registrados:

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *