O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é parceiro na realização da 9ª Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, realizada entre os dias 10 e 15 de novembro, ao longo de 700 km pelo rio Paraguai. A expedição é realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá e reúne diversos parceiros, como Grupo de Patrulhamento Aéreo da PMMS, Ministério Público do Trabalho (MPT), ACAIA Pantanal, Exército Brasileiro, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Defesa Civil do MS, Secretaria de Educação do Estado, ECOA, o próprio Instituto Homem Pantaneiro (IHP), GRETAP, Biotério da UCDB, Rio Sucuri, Prefeitura de Corumbá, empresários de turismo local, além da equipe médica especializada voluntária, liderada pelo Dr. Alvaci do estado do Paraná e voluntários civis não pertencentes a nenhuma instituição.
A iniciativa promove educação ambiental e oferece atendimentos sociais às comunidades ribeirinhas e comunidades indígenas no Alto Pantanal.
A equipe socioambiental do IHP promoveu nessa expedição a oficina Guardiões do Pantanal. A proposta foi apresentar os esforços da Brigada Alto Pantanal, que é do Instituto, no combate aos incêndios florestais. A responsável pela comunicação socioambiental no IHP, Bárbara Banega, explica as ações.
“A oficina destacou a importância da presença contínua de brigadistas na região, essenciais para proteger a biodiversidade e as comunidades locais. Essa iniciativa reforça o compromisso do IHP com a conservação e fortalece o engajamento comunitário em prol do Pantanal. As ações de educação ambiental aconteceram nas escolas das águas que abrangem cinco comunidades ribeirinhas e um território indígena do município de Corumbá”, detalha Bárbara.
As atividades aconteceram com mais de 140 estudantes da Escola Municipal Rural de educação Integral polo Paraguai Mirim Extensão Jatobazinho, Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo Paraguai Mirim e Extensões, Escola Municipal Rural de ensino integral polo São Lourenço e extensões e Escola Estadual João Quirino de Carvalho – Toghopanãa (aldeia Uberaba).
A Expedição Pantanal já faz parte do calendário cultural do governo do Estado. Veja vídeo sobre as ações no Instagram do IHP e na página da Brigada Alto Pantanal, clique aqui.
Sobre o Instituto Homem Pantaneiro
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.
Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatorio Pantanal.