O trabalho do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é desenvolvido há mais de 20 anos no Pantanal e busca fomentar a ciência, promover monitoramento ambiental, plantio e recuperação de áreas degradadas na planície e no planalto, conservação de corredores de biodiversidade, articulação e advocacy, além de incentivar a proteção da cultura do território.
O trabalho de mais de duas décadas já gerou reconhecimentos nacionais e internacionais. O presidente do IHP, Angelo Rabelo, foi homenageado no Melhores do Ano da Globo 2024, no programa Domingão com Huck, e passou a integrar o The Explorers Club 50, em Nova Iorque.
Entre na nossa newsletter para acompanhar ações de conservação
Faça seu cadastro neste link
As ações prioritárias acontecem na região da Serra do Amolar, em um corredor de biodiversidade formado por quase 300 mil hectares, bem como em regiões do Planalto, onde estão nascentes que influenciam diretamente a sobrevida do Pantanal e rios principais, como o rio Paraguai, rio Miranda e rio Aquidauana.
Conforme o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, o Pantanal ocupa 1,8% do território nacional (IBGE, 2019), abrange parte dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Conforme classificação da ONU, é Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera. Também é conhecida como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra. Ressalte-se que apenas 4,68% do Pantanal encontra-se protegido por 28 unidades de conservação, das quais 6 correspondem a UCs de proteção integral e 22 a UCs de uso sustentável (BRASIL, 2021).
A importância da conservação do Pantanal é reforçada pelo fato de o território ter identificado 1.236 espécies, conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (2018). Dessas, 36 espécies, ou 2,91% do total, encontram-se em alguma categoria de ameaça de extinção (categorias Extintas na Natureza (EW), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU)).
Esse território é formado por 11 sub-pantanais: Abobral, Pantanal de Aquidauana, Pantanal de Barão de Melgaço, Pantanal de Cáceres, Pantanal de Miranda, Pantanal do Nabileque, Pantanal da Nhecolândia, Pantanal do Paraguai, Pantanal do Paiaguás, Pantanal de Poconé, Pantanal de Porto Murtinho.
Os programas do IHP
Avalie a gente no Google e nos ajude na conservação do Pantanal
Acesse esse link Avalie a gente no Google e escreva seu comentário.
Você também pode ser um guardião da natureza com a gente, faça sua doação neste link.
Saiba o que estamos publicando cientificamente e nossas ações neste link.