Brigada Alto Pantanal atua para reduzir incêndio na frente de escola do Paraguai-mirim

A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), concentrou atuação nos dois últimos dias para combate a incêndio que estava forte na frente da Escola Jatobazinho, mantida pela Acaia Pantanal. As ações foram feitas até não haver o risco de o fogo manter-se alto e ter mais condições de pular o rio Paraguai e atingir a escola.

Em um dos dia de maior atuação, os seis brigadistas iniciaram o combate e construção de linhas de defesa por volta das 15h e pararam perto das 22h.

Foram usados sopradores, roçadeiras, moto-bomba e 8 lances de mangueira (em torno de 80 metros). Foi retirada água do rio para buscar resfriar a vegetação e apagar alguns focos.

Nesta sexta-feira à tarde houve uma vistoria e o fogo mostrou-se ter reduzido, sem o risco evidente de pular o rio. Infelizmente, ainda há riscos e por isso a região é considerada prioritária para monitoramento.

As aulas foram suspensas emergencialmente, conforme a Acaia Pantanal. Todos os alunos e funcionários evacuada o local. Na escola estudam 54 alunos. Conforme a Acaia Pantanal, ainda não há data para retorno das aulas.

A fumaça na região ainda é muito forte, o que também pode prejudicar as atividades educacionais.

Para este sábado, aconteceu monitoramento de outras áreas que ficam cerca de 20 minutos acima da Jatobazinho. A Brigada Alto Pantanal já percorreu perto de 200 km desde terça para realizar combates e linhas de defesa. Há apoio da comunidade em diferentes ações.

O trabalho da Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), tem parceria estratégica com a Vbio.eco, Celeo, ISA CTEEP e Funbio.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul está com equipes também espalhadas pelo Pantanal para realizar o combate a incêndios florestais. O Prevfogo/Ibama também está com atuação e mobilização de equipes. A Marinha do Brasil presta apoio em alguns combates.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

Tags :
Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.